Ganguro

Ganguro significa "cara escura" e refere-se a uma subcultura da juventude feminina no Japão. Tal como o nome indica, as Ganguro têm como principal caraterística distinta a pele fortemente bronzeada, quase sempre acompanhada de cabelo loiro ou ruivo, e maquilhagem de cores fortes. Esta subcultura começou a ganhar visível popularidade na passagem para o novo milénio e o centro da moda Ganguro é a zona de Ikebukuro em Tóquio.




Esta moda surgiu como movimento de contra-cultura aos ideais de beleza da sociedade japonesa, que favoreciam a pele clara, cabelo escuro e maquilhagem modesta. Para se rebelarem contra os conceitos tradicionais, parte da juventude feminina aclarou os seus cabelos, começou a usar maquilhagem de cores contrastantes e, sobretudo, procurou escurecer a sua pele, seja recorrendo a bronze natural, solários ou bronze de spray.

Quanto ao vestuário, as Ganguro têm preferência por cores claras e vivas e tecidos frescos, bem como  minissaias, sapatos de plataforma e variados acessórios, sobretudo florais.

Deste movimento surgiu a moda Yamanba/Manba, que se apoia nas raízes do movimento Ganguro, mas exagerando as suas caraterísticas, adicionando elementos ligados ao folclore/misticismo japonês.