Aidoru

Aidoru (deriva da palavra inglesa idols, ou seja, ídolos) são jovens (adolescentes ou jovens adultos, geralmente do sexo feminino apesar de existir uma larga quantidade de aidoru do sexo masculino) que temporariamente ganham uma considerável atenção por parte dos media a nível nacional, seja pelo seu talento artístico, pela sua destacável beleza, ou por simplesmente ter uma personalidade particularmente interessante.



As aidoru do sexo feminino concentram-se mais no sector da moda (surgindo frequentemente em revistas e publicidades de cosméticos e alimentação) e da música (seja a solo ou surgindo como um grupo coletivo de aidoru). Os aidoru do sexo masculino têm muito mais preponderância no setor da música e da televisão.

Apesar dos aidoru terem ganho uma má imagem no ocidente por serem frequentemente (e erradamente) associados à exploração de jovens, a verdade é que tornar-se aidoru destina-se principalmente a proporcionar aos jovens uma oportunidade de se lançarem, juntamente com o que querem apresentar de si ao mundo, no mundo do entretenimento. No entanto, vários aidoru simplesmente pretendem ganhar um salário durante os seus jovens dias através de pequenos trabalhos em revistas ou a cantar/dançar em alguns dos grandes festivais de Pop do país, retirando-se depois no final da adolescência para se concentrarem nos exames finais e entrarem na universidade.

A cultura de aidoru marca fortemente as gerações mais novas e o número de jovens que procura investir parte da sua juventude nos media é cada vez maior. Perdem-se de vista os grupos de aidoru que cantam músicas temáticas de séries e desenhos animados, que prestam serviços de caridade a áreas afetadas, ou acompanham os grandes artistas da indústria musical japonesa nos festivais anuais. Quanto à moda, são várias as revistas que preferem investir em jovens aidoru ao invés de modelos profissionais, tanto pela fresco brilho de uma cara jovem e natural, como por questões financeiras. Na televisão, é frequente o aparecimento de um ou mais aidoru nos variety show das horas de ponta, para fazer subir os ratings através do uso de caras conhecidas entre a população jovem.



Alguns dos grupos de aidoru femininos que mais se destacam são: AKB48 (2005-atualidade); Morning Musume(1997-atualidade); Onyanko Club (1985-2002); S/Mileage (2009-atualidade);
Os grupos de aidoru masculinos que mais se destacam fazem parte de uma agência de aidoru masculinos chamada Johnnys Entertainment fundada em 1962, e alguns dos mais conhecidos são: SMAP; Arashi; NEWS; Kinki Kids; Tackey & Tsubasa; Hey! Say! JUMP.
Alguns dos aidoru (de ambos os géneros) que mais se destacam são: Ayumi Hamasaki (inicialmente aidoru e hoje em dia conhecida como "A Imperatriz do Pop Japonês"); Akanishi Jin; Tomohisa Yamashita; Ashida Mana; Shoko Nakagawa (que inicialmente ganhou popularidade enquanto blogger)