Yankii

Jovens delinquentes, que bebem e fumam desde tenra idade, que frequentam sítios mal reputados, que se envolvem em rixas e agitam as águas em qualquer sítio. Até um país com percentagens de crime baixíssimas, onde as crianças vão naturalmente a pé para casa sem supervisão de um adulto e se pode andar nas ruas a qualquer hora da noite, tem uma pequena percentagem rotulada de "má rés". Desde simples estudantes que faltam às aulas para ir fumar até elementos que fazem parte da Yakuza (máfia japonesa), esta "má rés" japonesa intitula-se de Yankii (uma adaptação da palavra inglesa "yankee").




Famosos por falarem demasiado alto, serem pouco higiénicos, serem rudes e se recusarem a aderir aos maneirismos e à educação implacável da sociedade japonesa, os Yankii são vistos como estando no patamar mais baixo que as subculturas da juventude japonesa podem atingir. Ainda que rapidamente alvos de preconceitos na acusação a crimes ou vandalismo, a verdade é que os Yankii constituem a quase totalidade da percentagem do vandalismo nas cidades japonesas e muitos jovens adeptos desta subcultura vêm-se em problemas com a Yakuza.


Para reconhecer um Yankii nas ruas de Tóquio, basta estar com especial atenção a motocicletas, roupas de couro, mohawks, cabelos com abundância de gel, e óculos de sol.